O Grupo Sabá, é uma Organização Social, sem finalidade lucrativa ou econômica, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ sob o nº 03.257.182/0001-79, fundada em 26 de abril de 1999, DECLARADA: 1º – Utilidade Pública Municipal, conforme Lei 1045 de 21/05/2008, publicado em Diário Oficial do Município de Boa Vista nº 2218 de 30 de maio de 2008, e 2º – Utilidade Pública Estadual, conforme Decreto Legislativo nº 031/2021, publicado em Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, ED. nº 3578 de 22/11/2021.
BREVE HISTÓRICO
O Grupo Sabá (antiga Associação de Luta pela Vida – ALV) nasceu da vontade de um grupo de pessoas vivendo e convivendo com HIV/Aids, no dia 26 de abril de 1999, na cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima, extremo norte da federação, com o objetivo principal de prestar apoio psicossocial as pessoas vivendo com HIV/Aids no estado, bem como lutar contra quaisquer formas de preconceito e discriminação, e atuando na prevenção das IST´s/HIV/Aids e Hepatites Virais. O Grupo Sabá teve diversos projetos financiados pelo antigo Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde entre os anos de 2000-2005. Em 2001 o Grupo Sabá firmou convênio com a Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) através da Secretaria Municipal de Saúde, para operacionalização do Programa de Agentes Comunitário de Saúde – PACS e do Programa Saúde da Família – PSF, posteriormente o convênio transformou-se em Termo de Parceria, que findou no ano de 2008. De 2020 a 2024 Firmou Termo de Cooperação com o Programa Mesa Brasil do SESC-Roraima com objetivo de distribuir gratuitamente produtos alimentícios que se encontra fora dos padrões de comercialização, mas dentro dos padrões de consumo. Em 2022 Aprovou o Projeto “Promotores comunitários de saúde em Boa Vista”, referente ao 11º Edital de Seleção Pública do Fundo Positivo, com foco na capacitação de promotores comunitários em saúde e ações de base comunitária a conscientização, informação e direitos as populações que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Em 2023 aprovou o projeto Quebrando barreiras no SUS de Roraima, referente ao Edital de Chamamento Público nº 6/2023 da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, o projeto visa empoderar as trabalhadoras do SUS e as mulheres que atuam como agentes comunitárias de saúde da Capital e de outros setes municípios do estado de Roraima, através da qualificação e produção de material para o enfrentamento das iniquidades em saúde, de gênero, identidade de gênero, raça, etnia, no ambiente de trabalho, e contribuir para que o local de trabalho seja um espaço mais saudável, inclusivo e acolhedor.
NOSSA MISSÃO INSTITUCIONAL
Apoiar e promover a inclusão social e bem-estar de crianças, adolescentes, jovens, mulheres, famílias vivendo em situação de vulnerabilidade e risco social, incluída nesta última a população LGBTQIAPN+ e as pessoas vivendo com HIV/aids, por meio de ações socioassistenciais preventivas e de promoção humana.